segunda-feira, 24 de março de 2008

Trabalhadores do Comércio - Iblussom



Ofereceram-me este álbum, esta semana, "Iblussom", o álbum de regresso dos Trabalhadores do Comércio, editado em 2007, 17 anos depois de "Sermões a Todo o Rebanho".

É o regresso dos criadores do nortuguês (língua oficial do Porto), com a diferença de o "puto", João Luís, na gravação do primeiro álbum com sete aninhos, estar hoje um homem, já com trinta e três, mas este disco é sem dúvida uma surpresa.

Vagueando por vários estilos, entre o reggae, o rock, o blues, a pop e o disco, tudo sempre com sotaque nortênse, carago, este álbum é sem dúvida uma evolução, alargando o espectro musical na qual a banda se move.

Além da grande lista de participações, nas quais destaco uma das minhas vozes favoritas da música nacional, Marta Ren, existem aqui grandes temas como "Bares Citadinus", "Cordábida", o tema título "Iblussom", "Ganda Nagóciu" e as revisitações ao Génio Frank Zappa em "Lucinda" e "Porque Me Doi cuandurinu".

A juntar a um grande cd de inéditos, temos um segundo disco, denominado "cumpilatóriu", um best-of, os sucessos do passado gravados ao vivo em estúdio, com novos arranjos, onde destaco a nova versão de "Chamem a Pulíssia" e "De Manhá Eu Bou ó Pom", que apenas peca pela falta do "Táquetinho ou Lebas nu Fucinho".




Ouçam e surpreendam-se.

http://www.trabalhadoresdocomercio.org/
iblussom.blogspot.com
http://www.myspace.com/trabalhadoresdocomercio

Do novo álbum, "Cordábida":


A recordar, "De Manhá Eu Bou ó Pom", de 1982:

Sem comentários: