quinta-feira, 2 de abril de 2009

UHF - Absolutamente ao vivo


Finalmente!
Sucessivamente adiado, já se encontra disponível o muito aguardado DVD e duplo Cd "Absolutamente ao Vivo", gravado em Setembro de 2006, no Coliseu dos Recreios, Lisboa.
Antes demais, é com imensa pena que vejo retirados do alinhamento dois dos temas que mais gosto da banda, "Geraldine" e "Devo Eu" (este último por motivos alheios à banda).
O visionamento do filme, permite, facilmente perceber, que esta foi uma autêntica celebração, uma banda em grande forma, com o melhor line-up desde a formação original, debitando puro rock'n'roll, na sua forma mais básica: voz, guitarras, baixo e bateria. É destes UHF que eu gosto!
UHF é Rock!
Assim sendo, os clássicos ganham uma força extra, irrepreensivelmente interpretados, com um som mais rude, devendo-se também, ao facto dos temas serem tocados sem os teclados, acabando por as músicas se tornarem mais "agressivas" ("Brincar no Fogo" por exemplo).
Com uma excelente realização, um grande som, temos aqui uma das melhores captações de concertos já editados em Portugal, onde o conjunto final, só peca pela escassez dos extras (faz falta um documentário).
Dos temas, destaco a interpretação magistral das sequências "Noites Lisboetas"-"Brincar no Fogo", "Rapaz Caleidoscópio"-"Rua do Carmo",a versão acústica de "Nove Anos", "Sonhos na Estrada de Sintra", com um António Côrte-Real fabuloso e os três temas do encore final.
30 anos depois, os UHF aí estão para durar e esta é a uma prova disso, se tal fosse necessário.
A ver e a rever.

Sem comentários: