domingo, 12 de abril de 2009

Pearl Jam - Ten (Reedição Super Deluxe Edition Box)


Já se passaram 17 anos.
Ouvir, "Ten" dos Pearl Jam, hoje, é um exercício de nostalgia, do "boom" do rock no início dos anos 90, a excelência de grandes discos lançados nessa altura, as rádios sem playlists formatadas, os programas de autor gravados em cassetes de 90 minutos, a rádio energia, a super fm, o lança-chamas, o rock e o metal na ordem do dia... Saudades...
Tudo isso já lá vai, o Grunge acabou em 94, com a morte do ícone Cobain, resta-nos a memória e os registos discográficos.
Os Pearl Jam sobreviveram, afastaram-se das luzes da ribalta, continuaram fiéis a si próprios, mantendo assim um culto e devoção por parte da uma legião de fãs, sem paralelo em qualquer outra banda rock da actualidade.
A história começou em 1992, com a edição de "Ten", hoje um disco com estatuto clássico, mais que merecido, ou não fosse este um álbum recheado de hinos: "Even Flow"; "Black"; "Jeremy"; "Once"; "Oceans" ou aquela que é, provavelmente, a melhor canção da banda, "Alive".
Nesta reedição, além do disco produzido por Rick Parashar, contamos com uma nova remistura, a cargo de Brendan O'Brien, um pouco mais crua que o original e com seis inéditos, outtakes das sessões de gravação.
Um dos pontos altos desta edição, é o dvd que contém o único MTV Unplugged gravado pela banda. Um concerto acústico completamente "eléctrico", onde o único senão é a não inclusão do tema "Rockin'in the Free World".
A tudo isto, junta-se também as edições em vinil da edição original e da versão remisturada do álbum e de um duplo vinil contendo o mítico concerto "Drop in the Park" de 92 (onde também temos um código para o download gratuito deste concerto em Mp3).
Para além do "bloco de notas" de Eddie Vedder e Jeff Ament, temos também aquele que é o verdadeiro bombom para os fãs, a réplica da K7 contendo as primeiras versões de "Alive", "Once" e "Footsteps".
Apesar do preço, esta caixa é um "must" para qualquer aficionado da banda de Seattle.
O "Ten" merecia uma edição destas.

State of Love and Trust

1 comentário:

Aline disse...

Este é o maior presente que um fã pode ter.É uma relíquia.